Como escolher o melhor curso para residência médica

RM 2

Veja dicas de como escolher o melhor curso para residência médica.

Está aberta a temporada de matrículas para os cursos de Residência Médica 2021, porém, a grande questão dos estudantes de Medicina é: como escolher o melhor curso para residência médica.

Para ajudar você, o portal Residências Médicas lista as principais dicas para você fazer a melhor escolha. Então, vamos lá?

Para começar é importante observar os principais pontos que precisam ser levados em consideração na hora da escolher o melhor curso para residência médica:

  • Quanto tempo você tem para se preparar
  • Relação custo x benefício
  • Objetivos bem claros
  • Qualidade da equipe de professores
  • Conteúdo dinâmico – videoaulas em módulos
  • Material de apoio – tudo em um só lugar
  • Questões de provas comentadas: um sistema próprio para você treinar
  • Credibilidade
como escolher o curso para residencia medica

Em linhas gerais, estes são os principais pontos de como escolher um curso para residência médica, que devem ser observados pelo estudante de Medicina.

A partir de agora, vamos falar um pouco de cada um dos itens para que na hora da escolha do seu curso para a residência médica, você a faça com total segurança. Assim, seu objetivo de passar na residência médica será atingido. Vamos começar então?

Quanto tempo você tem para estudar para residência médica?

 Existe uma série de modalidades de cursos preparatórios para a residência médica online. Quem está terminando a faculdade e já quer logo fazer a residência médica pode optar por um curso mais rápido, de 12 meses.

Contudo, quem tem ainda dois anos para formar-se, o melhor mesmo é escolher um curso de 24 meses. Assim, você terá mais tempo para se preparar uma vez que os conteúdos cobrados nas provas de residência médica são extensos.

Portanto, este é um dos itens que você precisa levar em consideração: o tempo que você tem para preparar-se para as provas de residência médica. Isto certamente vai influenciar na escolha do melhor curso para residência médica.

 No caso da escolha do curso de 24 meses, você terá mais tempo para assistir às aulas, fazer provas e usar todo o material de apoio.

 Relação custo x benefício: nem sempre o mais caro é o melhor

Outra importante e decisiva dica é a relação custo x benefício. Os cursos, geralmente exigem um bom investimento dos estudantes e, para fazer este investimentos, em tempos tão difíceis para todos, é preciso ter a garantia do retorno de seu objetivo. O curso cabe no seu orçamento? Esta é uma questão que precisa se respondida.

Claro que deva ser o melhor curso para residência médica, porém, ele sozinho não vai passar na prova. Afinal, quem faz a prova é você, ou seja, sua dedicação é decisiva e, além disto, precisa caber no seu orçamento.

O mais importante é ter a consciência de que nem sempre o mais caro ou o mais famoso é o melhor. Atualmente, temos uma diversidade enorme de cursos preparatórios para a residência médica, o que promove uma boa concorrência em termos de preço e qualidade. Isto permite ao estudante avaliar bem antes de fechar um negócio.

O que os especialistas da área destacam e orientam é para “sair da caixinha”, ou seja, procurar ver todos os cursos e não os que já estão na memória do estudante por terem mais tempo no mercado.

 “Existem muitos cursos novos, de qualidade e bem completos no mercado, capazes de levar o estudante de Medicina à residência médica”, asseguram.

Objetivos bem claros para evitar penduricalhos e garantir o essencial

 O estudante precisa saber diferenciar o que é conteúdo de qualidade de penduricalhos. Isto reflete inclusive no item anterior, ou seja, no preço do curso. Uma série de artifícios encarece o produto final que, na maioria das vezes, não vai fazer a menor diferença na sua preparação para a residência médica.

Mas como saber separar o que é essencial para os estudo e o que não passa de penduricalhos? Basta ter bom senso e saber o que de fato é importante na sua preparação.

Tenha sempre em mente que o melhor curso para residência médica é aquele que oferece os conteúdos que caem nas provas de residência médica de forma ágil, organizados, completos e de fácil acesso.

O melhor curso para residência médica : tudo em um só lugar

 Ou seja, tudo em um só lugar. Isto porque, todos nós sabemos que a preparação para a residência médica acontece, geralmente no momento em que você está no internato ou mesmo já trabalhando. Portanto, não dá para ficar perdendo tempo procurando apostilas, revirando livros, acessando videoaulas.

Ainda sobre os objetivos bem claros que você deve ter na hora de escolher o melhor curso para residência médica está a concorrência acirrada. Não só a escolha do curso preparatório exige uma atenção especial, mas também a especialidade médica e, ainda, a instituição que o estudante tenha maior interesse.

Afinal, é sua carreira médica que está em jogo e a concorrência está cada vez mais acirrada. Quem estiver mais bem preparado terá mais condições de fazer uma boa prova. Se você pretende cursar a residência em instituição pública ou privada e, definido o seu objetivo, é focar nos estudos.

 Selecionar os editais e dedicar-se o tempo livre para os estudos também são decisivos. Fazer questões de provas anteriores e saber a maior prevalência de questões de cada área facilitam a preparação.

 É importante que você estude do jeito certo. Abaixo você pode fazer o download do Ebook sobre Como estudar do jeito certo com dicas e informações.

ebook de como estudar para as provas de residência médica

Metodologia diferenciada: qualidade da equipe de professores

Imagina um curso que reúna competentes médicos atuantes na especialidade e também professores daquela área? Este, sem dúvida, é o ideal: quem vai te preparar é o profissional atuante, ou seja, que exerce o dia a dia da especialidade e sabe ensinar.

Isto é, o cardiologista, por exemplo, vai dar as aulas da sua área. Isto significa que não há mais ninguém tão preparado quanto aquele professor.

Em resumo, a qualidade da equipe de professores é um diferencial que se associa à didática e aos materiais de apoio disponibilizados pelo curso para residência médica.

Tudo isto deve ser observado na hora da contratação. Portanto, fique atento ao quadro de professores e tenha em mente que o médico/professor que atua na área certamente terá muito mais conhecimento para passar para você.

Conteúdo dinâmico: formato dos conteúdos auxiliam estudantes

O melhor curso para a residência médica deve disponibiliza para o estudante não só as videoaulas, mas também um material de apoio. Como exemplo de um bom curso para residência médica podemos citar o curso Revisamed.

A metodologia utilizada pelo curso prevê videoaulas de cada um dos 350  temas divididas em módulos curtos, de 30 minutos cada. Isto dinamiza o aprendizado, uma vez que em videoaulas muito longas a tendência é de o tema ficar enfadonho.

A divisão em módulos gera maior dinamismo. E um outro ponto interessante é que possibilita, a qualquer intervalo na sua rotina, assistir um módulo da aula. Portanto, há ainda um melhor aproveitamento do seu tempo disponível para estudar.

Este modelo é um dos que você deve considerar na hora de escolher o melhor curso para residência médica.

Sem macetes e “pegadinhas” de prova

A metodologia de ensino do Revisamed também foi pensada para que o estudante otimize seu tempo e, de fato, aprenda o conteúdo, não se limitando aos famosos “macetes” de prova ou “pegadinhas”.

Todo o material de cada uma das 350 videoaulas fica disposto em um só lugar, a chamada trilha de estudos Revisamed. Com um clique apenas o estudante acessa o tema escolhido e encontra todo o material para se preparar para a prova de residência médica.

Material de apoio: tudo em um só lugar no melhor curso para residência

Ainda citando como exemplo o curso para residência médica Revisamed, observamos a existência de uma completa lista de material de apoio: caderno digital no formato de pergunta e resposta, o que na verdade, é uma apostila, o podcast, ou seja, o áudio completo da aula, o slides, que são muito bons para acompanhamento e anotações.

Além destes, têm as diretrizes e orientações das organizações médicas nacionais e internacionais, neste caso, para quem quer se aprofundar ainda mais no conteúdo.

Outro ponto interessante é a classificação das aulas em estrelas de um a cinco, sendo que cinco é a maior frequência com que aquele tema cai nas provas de residência médica. Não há dúvidas de que um curso como este certamente é um dos melhores no mercado.

Questões de provas comentadas: um sistema próprio para você treinar

No caso do Revisamed, ainda tem a cereja do bolo, ou seja, um sistema próprio de questões de provas de residência médica comentadas pelos professores, questões por ano e por instituição.

Um material online fantástico, que permite você ter um contato com milhares de provas de residência médica das diversas instituições. Treinar, treinar e treinar questões de provas faz com que você fique craque na hora de enfrentar o seu concurso.

Enfim, uma série de recursos de apoio aos estudos que faz toda a diferença. Entre os especialistas na área educacional, não há dúvidas que o conteúdo oferecido e o método de ensino adotado fazem do Revisamed um dos melhores e mais completos cursos para as provas de residência médica.

Credibilidade: um fator decisivo para você escolher o melhor curso para Residência Médica

Falamos de tudo que você deve observar para fazer a melhor escolha do curso para a residência médica. Mas deixamos para o final um ponto bem importante: a credibilidade do curso.

Como mensurar este item? Sabemos que não é simples, porém, um dica infalível é se informar. Saber quem é a equipe que faz o curso é uma fórmula infalível para saber da credibilidade.

Ainda tomando como exemplo o Revisamed, basta olhar a equipe de professores. Todos são mestres, doutores ou especialistas renomados e formados nas principais instituições do país. Portanto, é uma grande chancela que garante a credibilidade na hora de escolher o melhor curso para a residência médica.

banner revisamed

O portal Residência Médicas espera ter contribuído para que você faça a melhor escolha na hora de contratar um curso para residência médica. E, mais ainda, que você se prepare para conquistar a tão sonhada vaga na residência médica. Você também pode ler outro conteúdo do portal que fala sobre a escolha do melhor curso para residência.

No Guia da Residência Médica você encontra também todas as informações mais importantes sobre as especialidade médicas.

Continue acompanhando no site, deixa seu comentário ou sugestão para que possamos trazer para você todos os conteúdos mais interessantes e importantes sobre residência médica e saúde.

Boa sorte!

2 thoughts on “Como escolher o melhor curso para residência médica

  1. Recomendo uma plataforma de envio de mensagem do whatsapp, oferecendo estrategias de marketing atraves do Whatsapp mensagem e da famosa API WhatsApp Business. Eles sao especialistas em whatsapp em massa. Envie varios quadros de mensagem via whatsapp com sucesso.
    Visite> whatsapemmassa.com

    mandar whatsapp: whatsapemmassa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Residência médica SUS-SP 2021: relação candidato/vaga

Na residência do SUS-SP 2021 a concorrência é maior em Neurocirurgia ( 44,66), Dermatologia (29,00) e Cirurgia Geral (26,09). Confira
relação camdidato vagas sus sp 2021