

Falta pouco para a primeira etapa da prova do Revalida 2020 – o Exame Nacional de Revalidação do Diploma Médico – obrigatórios para profissionais formados no exterior.
Das mais de 16,5 mil inscrições, 15.498 foram confirmadas.E uma das preocupações dos candidatos é o que pode e o que não pode durante a prova do Revalida.
Para isto, o portal Residências Médicas preparou uma listagem com as orientações para você, revalidando, não ter qualquer problema na hora de fazer as provas.
A começar pela documentação: é recomendável levar o cartão de inscrição e é obrigatório o documento de identidade. Máscaras de proteção individual contra a Covid-19 também são obrigatórias. Os documentos aceitos sãos os seguintes:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiado (Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997);
- Carteira de Registro Nacional Migratório (Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017);
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ( Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018);
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997
Orientações durante a prova do Revalida 2020
Além da identificação, é importante que o participante fique atento às condutas que deve adotar durante a prova, sob pena de ser desclassificado. São orientações básicas para qualquer prova, no entanto, é sempre bom relembrar.
- Aguardar autorizador do aplicador para iniciar as provas. Le e conferir todas as instruções do Caderno de Questões, Cartão-Resposta e demais documentos.
- O Cartão-Resposta/Caderno de Respostas não será substituido em caso de procedimento indevido..
- Conferir se o Caderno de Questões contém a quantidade de questões indicadas no Cartão-Resposta e/ou qualquer defeito gráfico que impossibilite a resolução da prova.
- Em caso de qualquer problema em relação ao Caderno de Questões o participante deve dirigir-se ao aplicador. O mesmo vale para os demais documentos do Exame.
- Transcrever as respostas das questões objetivas e discursivas, nos respectivos Cartões-Resposta/Caderno de Respostas, conforme as instruções.
- Entregar ao aplicador o Cartão-Reposta e o Caderno de Respostas ao deixar em definitivo a sala de provas.
- Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento do Cartão-Resposta/Caderno de Respostas, em razão de afastamento do participante da sala de provas, avisos ou de procedimentos de aplicação durante a aplicação.
- Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19,, cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até sua saída do local de provas.
- Se desejar, o participante pode levar máscara reserva para troca durante a aplicação.
- Não se ausentar da sala de provas com o material de aplicação, exceto o Caderno de Questões, desde que, nesse caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término das provas, em cada turno de aplicação.
- O candidato não pode utilizar o banheiro do local de aplicação após o término do seu exame e a saída definitiva da sala de provas.
- É proibido estabelecer ou tentar estabelecer qualquer tipo de comunicação interna ou externa.
- Não receber de qualquer pessoa informações referentes ao conteúdo das provas.
- É vedado registrar ou divulgar por imagem ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no Exame.
- Não levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas e/ou utilizar drogas ilícitas na sala de provas.
Onde acontecem as provas do Revalida 2020
Em 2020, a primeira etapa do exame será aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
provados na primeira etapa fazem prova prática
O Revalida 2020 é composto por duas etapas de avaliação. A primeira etapa é formada por uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia.
Pela manhã, os participantes respondem cem itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder a cinco questões discursivas.
A Portaria n.º 540, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituiu a Matriz de Referência do Revalida e prevê aplicação de questões de ginecologia e obstetrícia, medicina clínica, cirurgia geral, pediatria e medicina de família e comunidade, abordadas de forma interdisciplinar.
A segunda etapa do Revalida é uma avaliação prática realizada em estações clínicas. Um edital próprio ainda vai ser divulgado. Só poderá ser feita pelos participantes aprovados nas provas teóricas.
Eles precisam fazer dez anamneses — entrevistas para diagnóstico inicial da doença — em atores que interpretam pacientes com diversos sintomas simulados.
continua depois do anúncio….


O que é o Revalida
O exame, aplicado pelo Inep desde 2011, busca regularizar no Brasil o diploma de graduação em medicina.
A prova do Revalida 2020 tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS, em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. (Com Ministério da Educação).
Quer saber mais sobre as provas do Revalida 2020? Você pode acompanhar também o blog Você na Residência Médica do curso Revisamed e ficar super bem informado. E continua acompanhando o nosso portal. Deixe seu comentário e sugestão.
One thought on “Revalida 2020: veja o que pode e o que não pode na prova”