A importância de uma visão humanística no ensino da cirurgia

RM

Como ensinar e criar uma visão humanística na cirurgia? Leia artigo do cirurgião, Cléber Soares (foto).

Já reparou como o ensino da Medicina parece, muitas vezes mecanizado? Quando saímos do ensino médio e ingressamos na faculdade de Medicina, os estudos em ciências humanas e sociais parecem se tornar cada vez mais distantes. Com o tempo, na rotina dos estudos e das práticas médicas e cirúrgicas, nos esquecemos do mais importante: trabalhamos com vidas humanas. Por isso, o ensino de uma visão humanística na cirurgia, e em todas as outras áreas da Medicina, se torna tão importante.

Como ensinar e criar uma visão humanística na cirurgia?

Para tentar responder essa pergunta, o cirurgião, mestre e professor do curso preparatório para Residência Médica Revisamed,  Cleber Soares Júnior não mediu esforços para concluir uma pesquisa, que tem como objetivo destacar a importância da visão humanística na cirurgia. 

No texto, escrito em 2010, Soares Júnior destaca os desafios na formação do cirurgião e das dúvidas que podem surgir durante esse período. Relembrando as palavras de Lord Moynihan, Soares Júnior relembra que a prática cirúrgica vai muito além de um simples ato mecânico, mista de técnica e ciência.

Ele traz as palavras de Moynihan, que remetem à cirurgia como um serviço necessita reunir espírito e coração, para que aconteça.

Ao longo do texto, Soares Júnior reúne uma série de autores e pensadores da Medicina moderna e da cirurgia, para costurar seu pensamento acerca do tema de um ensino humanizado.

A cirurgia é mais técnica ou mais arte?

Seria a cirurgia uma prática técnica, artística ou humana? Para descobrir, leia na íntegra, o artigo do cirurgião, mestre e professor,  Cleber Soares Júnior!

artigo sobre o ensino da cirurgia: uma visão humanística

Você encontra o artigo hospedado no portal Scielo, com acesso gratuito. Clique aqui para acessar!

Quer citar o artigo? Confira abaixo o formato para cada norma técnica

NBR 6023: SOARES JÚNIOR, Cleber; GOMES, Carlos Augusto; SOARES, Fernanda Pardo de Toledo Piza. O ensino da cirurgia: a necessidade de uma visão humanística. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2010.

MBA: Soares Júnior, Cleber, Carlos Augusto Gomes, and Fernanda Pardo de Toledo Piza Soares. “O ensino da cirurgia: a necessidade de uma visão humanística.” Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2010).

APA: Soares Júnior, C., Gomes, C. A., & Soares, F. P. D. T. P. (2010). O ensino da cirurgia: a necessidade de uma visão humanística. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Revalida e RM: veja dicas para as provas práticas

Todo mundo fala da prova teórica de RM… Mas e as provas práticas? Veja as dicas para RM e Revalida..
treinamento para as provas práticas de revalida e residencia médica