Apendicite Aguda: definição, incidência, abordagem [e mais…]

RM

Em Cirurgia Geral, o Medicina Atual disponibiliza conteúdos completos, entre eles, o material sobre apendicite aguda. Confira.

apendicite aguda

Na especialidade de Cirurgia Geral, o Portal Medicina Atual disponibiliza vários conteúdos importantes, entre eles, o material dedicado a apendicite aguda. O conteúdo, produzido por professores especialista no tema, aborda todas as informações direcionadas a médicos e estudantes de Medicina.

A apendicite é mais prevalente em pacientes do sexo masculino, e é rara em menores de 2 anos de idade e em idosos; tendo pico de incidência entre 10-14 anos no sexo feminino e entre 15-19 anos no sexo masculino. Neste trecho, são quatro questões, porém, você pode ter acesso ao conteúdo completo fazendo o cadastro gratuito.

Vamos ao conteúdo

Apendicite Aguda

1- O que é abdômen agudo?

É a síndrome caracterizada por dor abdominal difusa e súbita, de causa traumática ou não, que necessita de intervenção médica (clínica ou cirúrgica de urgência).

2 – O que é apendicite aguda?

É o tipo de abdômen agudo inflamatório mais comumente encontrado. Trata-se da inflamação/infecção do apêndice vermiforme, também conhecido como apêndice cecal; é a principal causa de cirurgia de abdômen agudo em todo o mundo.

3 – Qual a população mais frequentemente acometida?

A apendicite é mais prevalente em pacientes do sexo masculino. Essa doença é rara em menores de 2 anos de idade e em idosos; tem pico de incidência entre

10-14 anos no sexo feminino e entre 15-19 anos no sexo masculino.

4 – Qual o tratamento padrão-ouro para a apendicite aguda?

Apendicectomia.

5 – Qual a principal teoria que explica a etiologia da apendicite aguda?

O desenvolvimento de obstrução luminal é o principal fator predisponente, contudo, a etiologia tem associação com a faixa etária. A hiperplasia linfoide é uma condição clínica mais comum em menores de 20 anos; já a obstrução por fecalito, mais comum em idosos. Importante ressaltar outras causas de obstrução, como tumores, parasitas e corpos estranhos.

….para acesso gratuito ao conteúdo completo, clique abaixo.

apendicite aguda

Leia também: Acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

O que são micoses superficiais? Medicina Atual

Saiba tudo sobre as micoses superficiais neste conteúdo para estudantes de Medicina e médicos do Portal Medicina Atual.

Você também pode gostar: